Visitantes

15 de novembro de 2014

A solidão e o amor próprio.




De companhia não preciso e não careço de ninguém para me sentir bem.
Aprendi a conviver comigo e andar sozinho.
Descobri que o segredo da felicidade é estar em paz consigo mesmo.

Acredito que a pior sensação do mundo é estar do lado de uma pessoa ou até mesmo no meio de uma multidão e ainda sentir sozinho. Solidão é um acumulo de vazio que as pessoas sentem por falta de algo ou de alguém. É vácuo do nada, é a busca externa por aquilo que de certa forma não pode ser preenchido.

Chamo de solidão a falta de amor próprio, as pessoas buscam no outro aquilo que elas mesmas não são capaz de proporcionar. As pessoas buscam serem aceitas e amadas pelos outros em vez de buscar dentro de si acedência e amor próprio.

Amar a si mesmo não é egoísmo, tão pouco, individualismo. Amar a si mesmo é o primeiro passo para em seguida poder amar alguém. Pessoas sem amor próprio são vazias, são frustradas, se fazem de vitimas, vivem em profunda e continua depressão.

Cada um só pode dar o que tem. Se não tem, logo não pode dar (obvio). Se a pessoa é vazia de si mesma como pode desejar o amor das pessoas? Até porque o amor se baseia na troca de afeto e na reciprocidade. Ninguém pode amar o próximo sem antes amar a si mesmo. Ninguém pode encontrar razão de ser feliz sem antes se conhecer e viver em paz consigo. Desta maneira, a pessoa que se aceita e se ama não precisa de algo ou de alguém para ser feliz. Logo, a companhia será uma questão de soma para agregar e não uma permanente busca para preencher uma carência impreenchível.

Muitos relacionamentos não dão certo por conta disso, as pessoas se sentem sozinhas e buscam no outro fugir de algo que estão dentro delas – Isso é solidão.

É decepcionante esperar no outro a solução para seus próprios dilemas e problemas, esta busca pode ser frustrante. Pois o coração de um é terra onde o outro não pisa. Ninguém tem a obrigação de saber o que você sente e o que você pensa, a não ser que isso seja compartilhado de forma mutua. Por isso que existem pessoas que vivem sozinhas e não sentem solitárias, como existem pessoas que vivem rodeadas de pessoas e são solitárias.

Se ame, se aceite e se valorize! Ainda que não tenha ninguém ao seu lado. Entenda e compreenda que a melhor maneira de ser feliz é aprender a ser feliz sozinho, a companhia deve ser uma questão de escolha para somar e não de necessidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os textos são autoria de Giliardi Rodrigues. Proibida a reprodução de qualquer texto sem prévia autorização do autor.

Leia mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...